quarta-feira, 6 de novembro de 2013

8. Dicas para novos autores - O que precisamos para conquistar um espaço literário

AUTOR EMPREENDEDOR


(por Raquel Lisboa)

escritaQue o mercado literário cresceu nos últimos tempos não é novidade. Dificuldades para o reconhecimento é a principal barreira dos novos autores, mas isso não vem de hoje.
Machado de Assis, por exemplo, enfrentou diversos obstáculos numa época em que poucas pessoas tinham acesso a livros (por serem demasiado caros), sem contar que a maioria da população não era alfabetizada.

Somente a minoria podia ler e, ainda assim, Machado tinha outra desvantagem entre os demais: Era mulato.
Hoje, os novos autores tem uma grande ferramenta chamada INTERNET. Publicar um livro não é mais um bicho de sete cabeças, pois existem várias empresas que possibilitam a impressão da obra sem ao menos exigir a aquisição de tiragem mínima.

Mesmo com tantas facilidades, o novo autor precisa concorrer arduamente com os jogos digitais; as redes sociais que tanto o ajudam na divulgação do seu trabalho, o atrapalha ao entreter os internautas (que poderiam ser leitores) em salas de bate papo ou simplesmente no bisbilhotar de fotos e mensagens de amigos ou parentes.

São poucas pessoas que trocam este tipo de entretenimento por um livro!
Como se não bastasse, esse profissional amador tem que se preocupar com a preparação da sua obra como capa, correção gramatical, booktrailers e ainda desenvolver técnicas de divulgação e venda.

Em suma, para concorrer a um espaço no mercado literário além de escrever, o novo autor é designer gráfico, corretor gramatical, diagramador, agente literário, vendedor, enfim...

Enquanto o sonho de viver unicamente escrevendo livros não se realiza, os novos autores conciliam outro emprego com a literatura e é exatamente por causa dessa correria e falta de tempo que surgiram no mercado OS CURSOS 24 HORAS.

Quanto será que um profissional cobraria para elaborar um book trailer de uma obra?
Quanto tempo é gasto para desenvolver melhor a capacidade de escrita e qual o valor pago para que isso seja possível?

E o tempo? Como um novo autor que está iniciando AGORA, pode conciliar a vida pessoal, profissional, literária e AINDA estudar presencialmente?
Os cursos presenciais são mais caros, porque como NÓS, os professores têm dívidas e precisam comer, beber, vestir, calçar, etc.

A cada aula dada eles dispõem de um tempo, enquanto nos cursos 24 horas as aulas são preparadas com meios eletrônicos que poderão ser acessadas a qualquer momento.
É exatamente por isso que os cursos a distância são mais baratos e podem ser realizados a qualquer hora.

Nós, do blog, selecionamos alguns cursos que podem ser úteis para o novo autor:

CURSO DE ESCRITA E REDAÇÃO -> técnicas para escrever melhor. O curso inclui em seus principais tópicos linguagem oral, escrita, denotativa, conotativa, PONTUAÇÃO, PERÍODO, ORAÇÃO E CRASE, FORMATAÇÃO E ESTRUTURA DE PARÁGRAFOS, OBJETIVIDADE E CONCISÃO, DESENVOLVENDO UMA TEMÁTICA, USO DA CRASE, OS DEZ MANDAMENTOS DE UM BOM TEXTO, etc...

CURSO DE PHOTOSHOP -> Aprender a trabalhar com imagens e VÍDEOS. Muito útil para a criação de booktrailers.

CURSO DE EMPREENDEDORISMO -> Técnicas que todo novo autor precisa saber para transformar o seu livro num negócio rentável e, por conseguinte alcançar o RECONHECIMENTO.

CURSO DE WEBMASTER -> Aprenda a criar sites para a divulgação do seu produto e muito mais.

CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING -> Saiba como criar uma estratégia de marketing consistente para uma marca, produto (livro) ou serviço, promover seu produto, desenvolver uma campanha, etc.

CURSO DE TÉCNICAS DE VENDAS -> Saiba como prospectar clientes (leitores) e fidelizá-los, identificar o seu público alvo, principais erros cometidos por vendedores, etc.

O mercado está concorrido e o reconhecimento profissional é algo cobiçado por profissionais de diversas áreas de atuação. Na literatura NÃO é diferente. SOMENTE os autores com maior preparo terão mais chances de serem reconhecidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja! Participe! Dê a sua opinião! Seu comentário é muito importante!