terça-feira, 12 de novembro de 2013

2. Autora Cyntia Bandeira Lino

Hoje conheceremos a autora Cyntia Bandeira Lino. Apesar de ser uma autora bem conhecida, ainda não tive oportunidade de ler as suas obras, mas em breve as adicionarei em minha estante!

Sobre:
Paulistana, nascida no dia 4 de junho de 1979.

Desde a infância, tem grande paixão pelos livros e por tudo o que é do universo cultural. Esse amor pela cultura foi sempre estimulado por  toda a sua família.
Começou a ter amor pela escrita em 1988, escrevendo suas primeiras redações. Nos anos 90, passava as férias todas brincando de fazer composições.
Em 1996, uma colega de classe lhe sugeriu que começasse a escrever livros, após ler frases filosóficas que a autora escrevia na lousa, durante o intervalo das aulas.
Em 2002, a autora começou a escrever seus livros e contos.
Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, no final de 2012. Em maio desse mesmo ano, conseguiu publicar sua primeira obra "Desabafos de Mulher".
Em abril de 2013, lançou sua segunda obra "A Luta Pela Libertação".
No dia 20 de maio de 2013, a escritora deu sua primeira entrevista filmada ao vivo, para o programa "Bate Papo com Cristina Pinho", na emissora de Internet Justtv.
Seu primeiro evento literário foi realizado no dia 9 de novembro de 2.013. Foi uma palestra ministrada pela autora na Biblioteca Paulo Setúbal, em São Paulo Capital.
Atualmente, dedica-se única e exclusivamente à Literatura.

1. Coisas literárias e Afins: Geralmente um autor iniciante tende a colocar em suas obras algumas experiências vividas por ele ou por alguém muito próximo. Isso aconteceu com você ao escrever a sua primeira obra? Fale um pouco sobre cada uma delas... De que maneira elas surgiram? 
CBL: Sim, aconteceu nos dois livros. No caso da obra “Desabafos de Mulher”, na verdade, coloquei experiências de pessoas que conheci quando eu era bem pequena, amigos íntimos da família, vizinhos dos meus pais do tempo em que eles eram crianças, vidas de alguns parentes meus. Essas experiências eu guardei na memória, pois meus pais e minha avó sempre me contaram todas as historias dessas pessoas sempre. Um dia, eu pensei comigo mesma”que meu primeiro livro seja com histórias reais, que possam servir de ajuda para outras pessoas”. Então, eu sentei na frente do computador e comecei a escrever. No caso do livro “A luta pela libertação”, eu coloquei as experiências que minha família e eu tivemos com parentes que tinham o mesmo problema da protagonista do enredo, tomando cuidado para fazer com que a história ficasse de fácil leitura, especialmente para o publico juvenil.


2. Coisas literárias e Afins: A sua obra Desabafos de Mulher tem como protagonista uma mulher sofrida que nos deixa lições de vida baseada em sua trajetória. De todas elas, qual é a principal lição que a protagonista nos passa? Existe alguma em especial? 
CBL: Têm várias, mas vou destacar uma. Apesar de tudo o que o mundo nos faz, apesar das pancadas que a vida nos dá constantemente, o perdão deve sempre fazer parte da rotina do ser humano. Não devemos nunca dar espaço para que o ódio e o rancor tomem conta da sociedade. Devemos ser como a Fênix que renasce das cinzas. Não importa o que aconteça, temos que arrancar do coração todos os maus sentimentos e lutar para sermos sempre melhores, em busca da evolução.



3. Coisas literárias e Afins: Sabemos que todas as obras de ficção, têm como cenário a vida real. Em A Luta pela Libertação, numa noite de sábado uma jovem experimenta algo que muda completamente a sua vida. A protagonista pode ter tido um final feliz, mas na vida real qual a sua ótica sobre esses problemas (drogas) que assolam diversas famílias de todas as classes sociais do Brasil? CBL: Na minha ótica, esses problemas ocorrem devido aos seguintes fatores: solidão, baixa auto-estima, o jovem quer imitar os amigos, inconformismo, entre outras coisas. As drogas e o álcool atacam todos os setores da sociedade, desde a classe mais pobre até a mais rica. Os vícios são falsos refúgios para os problemas. Muitos jovens acabam embarcando nessas canoas furadas pensando erroneamente que vão se tornar melhores se beberem até cair ou se consumirem entorpecentes. Os pais acabam não sabendo o que fazer, cometem equívocos até chegarem a um caminho são e correto.


4. Coisas literárias e Afins: O Brasil é considerado um país com índices muito baixos no que diz respeito a leitura e isso não vem de hoje. Antigamente, os livros eram muito caros devido a dificuldade de impressão e outros fatores que o encareciam de uma maneira considerável. Hoje além de estarem num preço mais acessível existem aplicativos que possibilitam a leitura até mesmo por um celular. Em seu ponto de vista, o que justificaria a falta de interesse pelos livros, já que preço não é mais um problema? 
CBL: São diversos fatores. Um deles é que a tecnologia veio, ficou e dominou a sociedade de forma plena. Digo isso porque por causa da tecnologia, muitos infelizmente não querem saber de livros de papel. Outro complexo fator é que as famílias não andam estimulando a leitura para seus filhos e netos, tirando uma ou outra. Os pais preferem presentear seus filhos com brinquedos eletrônicos, aparelhos caros do que com livros, o que é um fato muito lamentável. E tem outra coisa. As pessoas atualmente não sabem administrar seu dinheiro. Gastam sem pensar em coisas que não vão trazer beneficio nenhum, como por exemplo, pagar mais de dois mil para chegar perto de um cantor estrangeiro (cujo nome não revelarei por questões éticas e para evitar polêmicas), que nem se importa se os fãs ficaram dias na fila para vê-lo. Já vi gente deixar de comprar o remédio do próprio pai para comprar sapato da moda. A pessoa me contou isso de uma maneira tão cínica, que fiquei profundamente chateada. É revoltante ver como que algumas pessoas conseguem ser tão egocêntricas. Sei que não tenho nada a ver com a vida de ninguém, mas aproveito a entrevista para fazer um apelo para que as pessoas comecem a dar valor a família e a cultura. Muitos acham barato pagar 700 reais numa roupa e quando tem que pagar 30 reais num livro alguns acham caríssimo. Está mais do que na hora do Brasil mudar essa linha de pensamento, pois nosso país tem ótima literatura, que merece espaço na vida de todos.


5. Coisas literárias e Afins: Deixe um recado para os nossos leitores: 
CBL: Eu gostaria de agradecer a todos que leram esta entrevista e a você, Raquel, por ter me feito este convite. Convido a todos para irem curtir a minha Fan Page, que é www.facebook.com/ObrasDeCyntiaBandeiraLino, onde está tudo sobre a minha carreira. Os meus livros são vendidos no site da editora que os editou, que é o www.clubedeautores.com.br Por favor, vão até lá conhecer a minha obra!
Quem tem o hábito da leitura, eu dou os parabéns. Quem ainda não tem o costume de ler, eu sugiro que comece. Vai ver como é legal, como vai ajudar. Desejo tudo de bom para todos e felicidades!



Abaixo, veremos a entrevista da autora - Bate Papo Just TV
algumas apresentações de suas obras e sua última palestra realizada no dia 09/11/2013!!!!

Bate Papo Just TV


Apresentação do livro Desabafos de Mulher:



Apresentação do Livro A Hora da Libertação




Última palestra na Biblioteca Paulo Setúbal no dia 09/11/13









Para assistir a última parte da palestra ( autógrafos e agradecimentos ), Clique aqui!

Em breve faremos um sorteio com uma das obras da autora!
Todas as obras estão disponíveis em: https://clubedeautores.com.br/authors/60632

VAMOS PRESTIGIÁ-LA??? 
ATÉ A PRÓXIMA!!!!!!

2 comentários:

Interaja! Participe! Dê a sua opinião! Seu comentário é muito importante!