segunda-feira, 14 de outubro de 2013

4. Resenha do livro: A sangue frio - Truman Capote

(por Raquel Lisboa)


3/5 Estrelas
Livro - A Sangue Frio

Trata-se do primeiro romance que inaugurou um novo gênero literário: NÃO FICÇÃO, construído a partir de um assassinato ocorrido em 1959, na cidade de Holcomb – Kansas -Estados Unidos, pelo jornalista Truman Capote.
O livro narra o assassinato de quatro membros da família Clutter: um casal e dois filhos e a história dos assassinos que foram executados cinco anos depois.

Truman Capote entrevistou os moradores da comunidade que não compreendiam o motivo de tamanha selvageria por parte dos marginais, visto que o sr Clutter, apesar de ser rico e bastante hábil em seus negócios, não tinha inimigos e toda a sua família era conhecida e admirada pelos vizinhos. Nancy Clutter, a filha do casal de apenas quinze anos, deixou para trás um namorado apaixonado que sofrera horrivelmente com a sua perda, além de uma amiga que lhe era quase irmã. Seu irmão mais novo não pôde concluir seus sonhos, pois morrera antes, o sr e a sra Clutter, não tiveram a oportunidade de conhecer seus netos.

O livro narra toda a trajetória da família e dos bandidos e tenta de certa forma, esclarecer o porquê aconteceu aquilo. Esse porquê só é desvendado de acordo com o parecer de cada leitor, pois os próprios marginais também não compreenderam exatamente o motivo que os levaram a cometer tal atrocidade. Apesar de sabermos os fatos principais que antecedem o romance, em nenhum momento perde-se o interesse pela leitura, isso mostra a maestria com que o autor costurou cada parágrafo.

Truman Capote com a criação desse gênero literário (NÃO FICÇÃO) mostrou que além de sua grande importância na vida humana para entreter e ensinar, a literatura também caminha de mãos dadas com o jornalismo.

Por que 3 estrelas?


Para resenhar uma obra o leitor observa além da coesão e coerência, o tipo de material que ele tem em mãos. Para esta resenha, foi lido a 1ª edição de 2003, sendo a 6ª reimpressão de 2007.
O texto é coerente, mas por se tratar de um romance estrangeiro, a publicação deixou muito a desejar. Erros graves de português foram encontrados e, quando me refiro a erros, não falo sobre “errinhos” bobos, pois não sou nenhuma expert em língua portuguesa, mas de erros completamente grosseiros. Palavras que são grafadas com ch, estavam horrivelmente escritas com x, ao invés de utilizarem vírgulas, orações curtas de duas ou três palavras estavam separadas com ponto final.  A conjunção aditiva e que serve para adicionar palavras, foi substituída por &. Na página 338, tem uma expressão assim: (Mamãe & papai começaram a brigar), ao invés de (...) Mamãe e papai começaram a brigar. Infelizmente, esses erros não ocorreram somente em uma ou duas páginas, mas numa grande parte delas. Creio que mais de cem páginas continham vários erros gramáticas. Somente em uma única página, foram encontrados 14 erros! Deixo claro que a resenha trata de um livro que teve a sua reimpressão em 2007, ou seja, faz seis anos que foi editado e pode ser que as edições realizadas posteriormente estejam melhores.



Para ler mais resenhas, Clique aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja! Participe! Dê a sua opinião! Seu comentário é muito importante!