quarta-feira, 30 de outubro de 2013

4. Dicas para novos autores: Como publicar um livro sem tiragem mínima

Gostou? Compartilhe!

2. COMO PUBLICAR UM LIVRO SEM BUROCRACIA,GRATUITAMENTE E SEM TIRAGEM MÍNIMA

(por Raquel Lisboa)




  Para o novo autor, um grande desafio é publicar sua primeira obra. As Editoras são empresas e como tal, visam o lucro. Dificilmente um novo talento terá chances de publicar sua obra numa grande editora, com tantos concorrentes.


   Felizmente, ao contrário do que muitos pensam, a publicação de um livro não é algo tão complicado assim. Mais difícil que isso é a divulgação, mas deixaremos esse tema para outra ocasião.

   Existem algumas editoras que trabalham sob demanda, o que facilita - e muito - a vida de escritores iniciantes. 
No Brasil, uma editora que recomendo é a Agbook ou Clube de autores, onde é possível publicar livros sem exigência de tiragem mínima. 

Vantagens:

 Funciona assim: Você faz todo o procedimento de diagramação, assim como capa, etc. (Eles oferecem todo o suporte ). 

 Uma vez pronto, seu livro só será editado de acordo com os pedidos realizados através do site da editora. 
Vamos supor: Se sua mãe comprar somente um livro, somente um será editado. O material é muito bom e o livro é entregue no prazo de uma semana em sua casa ou você também poderá retirá-lo em uma das lojas.

Minha primeira obra, Mulher de Honra*, foi publicada pelo Clube de autores. O prazo de entrega foi respeitado, e o livro foi muito bem confeccionado.
Em breve, publicarei a segunda: O Vingador - e provavelmente será pela mesma editora. 

 Bem... Como nada é perfeito, também existem os pontos fracos desse tipo de publicação.
Vamos ao Confronto: 

1. Editora sob demanda x 2. Editora Convencional


1. Não é uma Editora Reconhecida, sendo assim, o preconceito ainda é grande por parte dos leitores.

2. Por ser reconhecida, Editoras Convencionais são mais valorizadas.

1. A editora não faz revisão e nem divulgação de sua obra, você terá que conquistar seu público so-zi-nho. 

2. Em grandes editoras, se você for iniciante e conseguir que sua obra seja publicada, também terá que divulgá-la.. Eles até auxiliam na divulgação, quando o autor é reconhecido.

1.  O preço do livro é salgado por ser uma publicação sob demanda. Os gastos para a edição de um livro é muito maior do que publicar centenas de uma só vez. O meu tem 270 páginas e saiu num valor de aproximadamente R$ 32,00 ( com impostos). Taxa de entrega é a parte. O valor final será R$ 38,00 + o valor que quero receber em cima (direitos autorais). 

2. Por publicarem em maior quantidade, o livro sai mais em conta.

1. Quanto menor o número de páginas, mais barato seu livro será.  Você escolhe o valor que quer ganhar. * Considerando que o livro sai caro, por ser publicado em quantidade pequena, você também não terá chances de ganhar muito sobre ele.

2. Nas grandes editoras, o autor recebe uma porcentagem sobre as vendas. E essa porcentagem varia de 5 a 10%, dependendo do assunto, se é romance ou algum livro didático, por exemplo.

Enfim... 

          Acredito que "apesar dos pesares", a publicação sob demanda ainda é uma boa alternativa para escritores iniciantes.

  Você pode pensar: " Nossa como é difícil... Nunca conseguirei... Como sai caro um livro sob demanda... Vou desistir... "

      E eu respondo: É desanimante mesmo, não só por essas circunstâncias, mas também porque infelizmente o hábito da leitura não faz parte de nossa cultura. Esse tema será abordado numa outra oportunidade.

     Voltando ao assunto de publicação, olhe a sua volta e veja  que para qualquer artista que começou do zero, foi difícil. E isso em qualquer área de atuação: Seja ator, cantor, músico... Nada é alcançado sem esforços... A concorrência é grande, não temos incentivo do governo para escrever, e menos ainda para ler.

     Ainda assim, muitas pessoas que estão no auge da carreira também ouviram NÃO e seguiram em frente, porque se desistissem, não chegariam aonde chegaram. Que sejam nosso espelho. Se eles venceram, nós venceremos também. E se não der certo? Valeu a iniciativa. 

Navegando na net encontrei esse vídeo sobre publicação sob demanda.

P.S: Existem outras editoras que também trabalham sob demanda, como a Bookess, Perse e Livrorama. 

No próximo artigo, publicarei um Confronto entre o Clube de Autores e a Bookess, que são as editoras sob demanda com quem trabalho atualmente.

Para ler mais dicas para novos autores, clique aqui!



2 comentários:

Interaja! Participe! Dê a sua opinião! Seu comentário é muito importante!