terça-feira, 9 de julho de 2013

1. Dicas para novos Autores: Concursos Literários

(por Raquel Lisboa)



Eu estava escrevendo o segundo livro da minha Trilogia, quando parei por alguns instantes. Subitamente, comecei a navegar na net à procura de não sei o quê exatamente... Só sei que digitei no Google: Concursos Literários 2013 e adivinhe o que encontrei?

Um blog muito interessante, que traz todos os concursos literários que acontecerá em todos os meses do ano. 
Meu livro estava em andamento e através desse blog maravilhoso, terminei-o num prazo razoável para que pudesse me inscrever em um. Não me inscrevi ainda, mas vou fazê-lo em breve, pois ainda estou corrigindo minha obra.
Então pensei: Devo estar atrasada, com certeza muitas pessoas estão cientes dos concursos e eu sou a única desinformada. Para minha surpresa, percebi que muitos novos autores partem para a publicação sob demanda (também fiz isso), sem se atentarem aos concursos literários que são chances inestimáveis de reconhecimento.
Logo aceleram o processo de publicação, porque ficam ansiosos para mostrar sua obra ao mundo, afinal todos sabem que publicar um livro não é um bicho de sete cabeças. 
O que acontece é que a maioria dos concursos literários só aceitam textos inéditos, ou seja, as obras não podem ser divulgadas de forma impressa ou virtual. Outros, como o da Casa de Las Américas, aceitam somente obras publicadas nos últimos dois anos. 
O mais interessante nos concursos literários é que o vencedor poderá ter a sua obra publicada por alguma editora conhecida, ganhar uma quantia de livros  publicados - e até mesmo - receber prêmio em dinheiro. Tudo depende das condições de cada um.
Muitos autores contemporâneos como Eduardo Spohr, que tem mais de quatrocentos mil livros vendidos, teve um forte impulso na carreira literária através de concursos literários.  Em uma entrevista, ele fala que ganhou cem exemplares de seu livro A Batalha do Apocalipse,  através de um concurso e foi exatamente ali que o seu sucesso começou. 
 Para ler a entrevista completa clique aqui
 Bem... Se você não sabia da existência dos concursos literários, agora sabe e, se tiver alguma ideia em mente ou  iniciou uma obra (inédita), ao concluí-la - antes de publicá-la  -lembre-se de:
1. Reconhecer os seus direitos autorais;
2. Pesquisar concursos literários para inscreve-la. 

 Para conhecer o blog maravilhoso de concursos literários clique aqui
Amigos e concorrentes, acho que é só!
Espero ter ajudado e encontro vocês nos concursos literários!

Para ler mais dicas para novos autores, clique aqui!



 Imagem de: br.freepik.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja! Participe! Dê a sua opinião! Seu comentário é muito importante!